10 a 13 de novembro de 2021 – RECIFE – PE

O 8º Congresso

8° CONGRESSO INTERNACIONAL DA

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA MULTIDISCIPLINAR DE ESTUDOS SOBRE DROGAS (ABRAMD)

O VIII Congresso Internacional da ABRAMD: Por uma Política de Drogas Democrática, Inclusiva e Diversa, acontecerá entre os dias 10 a 13 de novembro de 2021, em formato híbrido. A maior parte do evento acontecerá de forma online. Algumas atividades presenciais serão oferecidas para um grupo pequeno de participantes na cidade de Recife/Pernambuco, Brasil, respeitando os limites das normas sanitárias vigentes no estado.

Buscará propiciar a integração de todos os participantes e contará com as seguintes atividades:

Atividades pré-congresso:

  • Minicursos: cursos com carga horária reduzida e conteúdo condensado. Oferece aos participantes uma visão geral do assunto abordado. Podem ser propostos por associações, movimentos sociais ou associados da ABRAMD.
  • Fóruns de Discussão: reuniões de pesquisadores, profissionais e integrantes de movimentos sociais com objetivo de discutir um tema específico de interesse comum.
  • Reuniões de trabalho: instância de debates, informação e circulação do conhecimento relacionado a um tema, estudo de caso, estratégias de atendimento, etc.

 

Atividades do congresso:

  • Conferências: contarão com a participação de convidadas(os) especialistas internacionais e nacionais de reconhecida competência e/ou relevância em suas áreas de atuação, de acordo com os eixos temáticos propostos pelo congresso.
  • Mesas Redondas: atividades propostas e coordenadas por associadas(os) da ABRAMD que reúnem especialistas para debater dados e levantar questões sobre um tema específico, de forma aprofundada.
  • Grupos de Trabalho: coordenados por duas/dois proponentes e aprovados após avaliação da comissão científica, receberão propostas  de apresentação de trabalhos nas modalidades “comunicação oral” e “pôster”.
  • Assembleia: evento restrito às associadas e associados da ABRAMD. Tem por finalidade discutir e deliberar sobre assuntos internos à associação, seus rumos e desafios, assim como eleger a diretoria para o biênio 2022.
  • Lançamento de livros: tem por objetivo divulgar livros e revistas sobre assuntos diversos relacionados aos temas saúde mental, drogas e direitos humanos.
  • Prêmio Prof. Carlini: com a finalidade de incentivar e valorizar especialistas, pesquisadores, estudantes, a ABRAMD concebe prêmios a projetos inovadores, que por meio de metodologias diferenciadas, imprimem novas formas de compreender ou lidar com as questões das drogas.8