10 a 13 de novembro de 2021 – RECIFE – PE

HOMENAGEM

O 8° CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRAMD HOMENAGEIA O PROF. ELISALDO LUIZ DE ARAÚJO CARLINI

 

O paulista de Ribeirão Preto Elisaldo Carlini, nascido em 1930, foi – e continua sendo – referência mundial na luta pela democracia, pelos direitos das pessoas que usam drogas e nos estudos e pesquisas sobre o uso terapêutico da cannabis e de outras substâncias psicoativas. Médico, psicofarmacólogo, professor universitário, fundador do Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (Cebrid), da Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas (Abead) e da Associação Brasileira Multidisciplinar de Estudos sobre Drogas (Abramd), faleceu em 16 de setembro de 2020 aos 91 anos.

Junto com sua companheira de vida Solange Nappo, tentou incansavelmente mudar a trajetória da história das drogas no Brasil, produzindo pesquisas e conhecimentos científicos considerando os aspectos psicossociais, éticos e legais do tema.

O Brasil tem hoje um legado revolucionário deixado por Carlini. Foram mais de 50 anos dedicados ao estudo de drogas, em especial, da maconha medicinal, que colocou o CBD no foco da ciência brasileira e do mundo para o tratamento de convulsões, epilepsia, esclerose múltipla e dores crônicas garantindo menos sofrimento e mais dignidade às pessoas que precisam de tratamento.

Sua obra foi matéria-prima para a criação do Projeto de Lei 399/2015, que permite o cultivo da cannabis para fins medicinais e industriais por pessoas jurídicas como empresas, associações de pacientes e organizações não governamentais. Um abaixo-assinado solicita que a lei leve o nome do professor, em homenagem à sua obra.

O compromisso de Carlini sempre foi com a vida e com o direito a que ela seja vivida dignamente.